Espaço em desatino: discursos sobre a loucura

Autores

  • Gabriel Granado e Sá FAU-MACKENZIE

Resumo

O objetivo deste ensaio é analisar a instituição e o discurso psiquiátrico no espaço manicomial, entendendo as narrativas e a articulação de diversos campos do conhecimento que permeiam a arquitetura, sobretudo na formação de subjetividades, para formular uma crítica das práticas políticas. Para isso, utilizamos como base teórica a análise de Michel Foucault sobre a instituição manicomial e as estruturas de poder. A apreciação de três objetos embasa o ensaio: o conto “O Alienista”, de Machado de Assis, o Hospital-Colônia de Barbacena e o Museu das Imagens do Inconsciente, antigo Centro Terapêutico Dom Pedro II. As análises têm como objetivo pensar a arquitetura para além da construção e de uma resolução funcionalista da vida humana, evitando um discurso reducionista e ingênuo. O espaço produzido é influenciado por diversos agentes que nele atuam, como também produz indivíduos e suas subjetividades. Os relatos e propostas de artistas, médicos, psiquiatras e dos próprios sujeitos considerados loucos revelaram os diferentes agentes e efeitos que atuam em uma instituição manicomial e quais possibilidades de realidade ela é capaz de criar.

Referências

AMARANTE, Leonor. As Bienais de São Paulo 1951-1987. São Paulo: Projeto Editores Associados, 1989.

ARBEX, Daniela. Holocausto brasileiro: vida, genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil. São Paulo: Geração, 2013.

ASSIS, Machado. O alienista. São Paulo: Martin Claret, 2003.

CORBANEZI, Elton Rogério. A Episteme (Des)Silenciadora da Loucura. 2006. Monografia (Graduação em Ciência Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.

FOUCAULT, Michel. A História da loucura. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 1972.

______. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

KOOLHAAS, Rem. Três textos sobre cidade: Espaço-Lixo. Barcelona: GG, 2014.

PASSETTI, Dorothea. A atualidade de dubuffet: cultura asfixiante. Verve. Revista Semestral autogestionária do Nu-Sol, PUC-SP, n.16, p.150-165, 2009.

RITTER, Vivian Fetzner. O Espaço e a biopolítica. Poliética, Revista de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v.1, n.2, p.112-137, jan. 2014.

SILVEIRA, Nise da. Imagens do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2015.

WISNIK, Guilherme. Dentro do nevoeiro. São Paulo: Ubu, 2018.

Downloads

Publicado

04-11-2020