Barreiras urbanas e as articulações intrabairro: desdobramentos
Resumo
Viver na cidade e viver a cidade é estar disposto a todo e qualquer acontecimento. Em um mesmo dia passamos por lugares e espacialidades diferentes, com composições e tempos distintos. Nenhum dia é igual ao outro, já que estamos em constante movimento, diante de uma combinação aleatória de eventos que geram efeitos sobre objetos e sujeitos; e que geram os espaços pelos quais transitamos e as percepções que vivenciamos. Diante dessa reflexão, surge a discussão dos efeitos da arquitetura e urbanismo para além de um campo visual, atrelada ao pertencimento do ser com o espaço e baseada na forma e na dinâmica urbana. Como podemos apreender os efeitos do objeto sobre o sujeito e vice-versa? Qual é a leitura materializada que temos da cidade como reflexo das ações da sociedade? Este ensaio é um recorte e desdobramento de um Trabalho de Conclusão de Curso e busca explorar a composição do espaço urbano por meio de representações e leituras espaciais que construam uma base para a apropriação do espaço a ser reconhecido. Entende-se esse momento como uma exploração cartográfica que potencializa as nossas intervenções na cidade revelada em camadas.
Referências
ARNET, Virginia. Memórias invisibles: nuevas oportunidades del patrimonio industrial para la regeneración urbana. Revista Arquitectura y Cultura, Escuela de Arquitectura Universidad de Santiago de Chile, Santiago, n.5, p.28-44, 2014.
BOGÉA, Marta. Cidade errante: arquitetura em movimento. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CHOAY, Françoise. O urbanismo: utopias e realidades, uma antologia. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GUATELLI, Igor. Arquitetura dos entre-lugares: sobre a importância do trabalho conceitual. São Paulo: Senac São Paulo, 2012.
HOLL, Steven. Entrelazamientos. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 1997.
NETTO, Vinícius M. Cidade e sociedade: as tramas da prática e seus espaços. Porto Alegre: Sulina, 2014.
PEREC, Georges. Lo infraordinario. Madri: Impedimenta, 2008.
PERULLI, Paolo. Visões da cidade: as formas do mundo espacial. São Paulo: Senac São Paulo, 2012.
ROLNIK, Raquel. O que é cidade? São Paulo: Brasiliense, 1995.