Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O cadastro no sistema OJS e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
  • O trabalho é proveniente de pesquisa desenvolvida por alunos durante o período de graduação nas áreas de arquitetura e urbanismo ou afins (Iniciação Científica, Pesquisa Experimental e Trabalhos de Conclusão de Curso, entre outros).
  • O texto segue os padrões de formatação e requisitos referenciais descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Condições gerais

1.1. A Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade publica trabalhos provenientes de pesquisas de caráter diverso (Iniciação Científica, Pesquisa Experimental e Trabalhos de Conclusão de Curso, entre outros) desenvolvidos por alunos de graduação nas áreas de arquitetura e urbanismo ou afins. Os orientadores têm papel fundamental no processo do desenvolvimento da pesquisa, e tal informação é destacada na abertura da publicação do trabalho na revista, no entanto, a autoria do trabalho submetido deve ser exclusivamente dos alunos.

1.2. As colaborações, aceitas em fluxo contínuo, poderão ser feitas em formato de artigos ou ensaios e serão apreciadas pelo conselho editorial, que avaliará a pertinência de sua publicação, encaminhará o texto para a avaliação de pareceristas e opinará sobre qual número da revista o trabalho será publicado.

1.3. É responsabilidade do autor encaminhar trabalhos em acordo com as normas estabelecidas pela revista, sob pena de não serem aceitos para publicação. O padrão de formatação tem por base as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme as orientações que se seguem.

1.4. Cabe à revista e ao seu corpo editorial adequar os textos originais ao seu padrão editorial, submetendo os artigos à revisão gramatical e de estilo, assim como estabelecer os prazos para publicação.

1.5. A Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade não se responsabiliza pela redação, nem pelas ideias emitidas pelos colaboradores e autores dos trabalhos publicados.

1.6. Ao submeter o trabalho autor(es) declara(m) estar ciente de todas as normas e responsabilidades, bem como:

  • ser o único autor do trabalho ou, caso haja outros colaboradores, garantir que todos estão mencionados, cientes e de acordo com a submissão;
  • garantir que o trabalho é inédito ou mencionar estritamente nas notas de rodapé todos os dados sobre publicação prévia;
  • ser responsável exclusivo pela redação, ideias e opiniões presentes no trabalho (não incorrendo de forma alguma em qualquer tipo de plágio);
  • cumprir princípios de ética e respeito no desenvolvimento da pesquisa e em relação a indivíduos e comunidades mencionadas e sempre que necessário possuir declaração de aprovação de comitê de ética da instituição onde a pesquisa foi desenvolvida;
  • assumir total responsabilidade pelas imagens utilizadas, devidamente identificadas com fonte e crédito.

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail: cadernosdepesquisa@escoladacidade.edu.br

Artigos

Relato resultante de pesquisa científica organizados na forma de artigo que apresentem e discutam um ou mais dos seguintes aspectos atinentes a uma pesquisa em curso ou finalizada: formulação do problema investigado, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados parciais ou totais alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação.

2. Formatação

2.1. Os arquivos devem ser encaminhados em formato .doc ou .docx. Os textos deverão seguir o seguinte padrão: Formato A4 – Margens 2 cm – Alinhamento justificado – Parágrafo com espaçamento 6 pt (sem tabulação) e entre linhas simples. Fonte Arial tamanho 11 (para textos e títulos assim como referências, notas e citações).

2.2. O texto deve apresentar título (e eventual subtítulo) em português, inglês e espanhol até 85 caracteres (com espaço).

2.3. O nome completo por extenso do autor deve acompanhar nota de fim onde deverão constar as seguintes informações: formação acadêmica e titulação do(a) aluno(a); tipo da pesquisa (Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso entre outros); ano de início e conclusão da pesquisa; apoio financeiro de alguma instituição; vínculo institucional da pesquisa; nome e vínculo institucional do(a) orientador(a); e endereço eletrônico do(a) aluno(a).

2.4. Os Artigos devem ter entre 25.000 e 40.000 caracteres (com espaço). Devem ainda conter resumo (mínimo de 700 e máximo 1.300 caracteres com espaço) em português, inglês e espanhol e até 3 palavras-chave em português, inglês e espanhol.

2.5. Referências (livros, teses, dissertações, sites etc., utilizados na elaboração do artigo) deverão ser apresentadas ao final do texto.

3. Apresentação

3.1. Seções

As divisões do trabalho deverão ser numeradas com algarismos arábicos. O indicativo de seção ou de título deve ser escrito em negrito, seguido de ponto.

3.2. Citações

Seguem o padrão da ABNT NBR 10520/2023 (Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação). Todos os textos citados devem constar na lista de referências. As citações diretas ou indiretas no corpo do texto devem seguir o sistema de chamada autor-data. As citações diretas com mais de três linhas devem ser formatadas com recuo de 4cm da margem esquerda e sem aspas ou itálico.

3.3. Notas explicativas

As notas devem ser notas de fim, exclusivamente explicativas e deverão ser enumeradas sequencialmente, com algarismos arábicos.

4. Referências

Deverão seguir o padrão ABNT NBR 6023/2002 (Informação e documentação – Referências – Elaboração). As referências (livros, teses, dissertações, sites, etc, utilizados na elaboração do artigo) devem ser listadas no final do trabalho, em ordem alfabética.

5. Imagens

5.1. Serão aceitas até 6 imagens para cada artigo e devem ser encaminhadas em formato .jpg, em cores (preferencialmente em RGB) ou PB (em escala de cinza), com resolução mínima de 300dpi e tamanho de 20x30cm. Sugerimos que as imagens sejam tratadas antes da submissão.

5.2. As imagens deverão ser numeradas e acompanhadas de documento .doc ou .docx com legendas. As legendas devem também conter obrigatoriamente informações sobre fonte e crédito das imagens.

Ensaios

Produto de pesquisa científica de caráter experimental e/ou propositivo e projetual, exposto na forma de ensaio textual, gráfico ou gráfico-textual, que busque discutir aspectos atinentes a uma pesquisa em curso ou finalizada com rigor conceitual, embora com flexibilidade quanto à sua formalização.

6. Formatação

Os ensaios devem ser encaminhados em arquivos em formato .jpg (elementos gráficos) e .doc ou .docx (elementos textuais) organizados segundo as seguintes indicações.

6.1. Deve-se apresentar um excerto do conteúdo textual do ensaio ou pequeno texto explicativo com mínimo de 700 e máximo 1.300 caracteres (com espaço), também traduzido para inglês e espanhol.

6.2. Deve-se apresentar título (e eventual subtítulo) em português, inglês e espanhol até 85 caracteres (com espaço).

6.3. O nome completo por extenso do autor deve acompanhar nota de fim onde deverão constar as seguintes informações: formação acadêmica e titulação do(a) aluno(a); tipo da pesquisa (Pesquisa Experimental, Trabalho de Conclusão de Curso entre outros); ano de início e conclusão da pesquisa; apoio financeiro de alguma instituição; vínculo institucional da pesquisa; nome e vínculo institucional do(a) orientador(a); e endereço eletrônico do(a) aluno(a).

6.4. Para os ensaios que contiverem partes textuais esse texto não deve ultrapassar de 20.000 caracteres (com espaço) e devem ser encaminhados em formato .doc ou .docx. Os textos deverão seguir o seguinte padrão: Formato A4 – Margens 2 cm – Alinhamento justificado – Parágrafo com espaçamento 6 pt (sem tabulação) e entre linhas simples. Fonte Arial tamanho 11 (para textos e títulos assim como referências, notas e citações).

6.5. Os elementos ou peças gráficas – até 8 peças gráficas que devem ser encaminhadas em formato .jpg, em cores (preferencialmente em RGB) ou PB (em escala de cinza), com resolução mínima de 300dpi e tamanho de 20x30cm. Sugerimos que as imagens sejam tratadas antes da submissão.

6.6. Ao final do documento textual deve obrigatoriamente constar listagem das imagens ou peças gráficas (seguindo numeração) com respectivas informações sobre fonte e crédito.

6.7. Adendo a este material, pede-se o envio de versão do ensaio em arquivo folha A4, PDF, como sugestão de diagramação, que explicite o diálogo entre imagem e texto ou entre imagens.

7. Apresentação

7.1. Citações

Seguem o padrão da ABNT NBR 10520/2023 (Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação). Todos os textos citados devem constar na lista de referências. As citações diretas ou indiretas no corpo do texto devem seguir o sistema de chamada autor-data. As citações diretas com mais de três linhas devem ser formatadas com recuo de 4cm da margem esquerda e sem aspas ou itálico.

7.2. Notas explicativas

As notas devem ser notas de fim, exclusivamente explicativas e deverão ser enumeradas sequencialmente, com algarismos arábicos.

8. Referências

Deverão seguir o padrão ABNT NBR 6023/2002 (Informação e documentação – Referências – Elaboração). As referências (livros, teses, dissertações, sites, etc, utilizados na elaboração do ensaio) devem ser listadas no final do trabalho, em ordem alfabética.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.