Diálogos entre Lina Bo Bardi e o espírito da Ladeira da Misericórdia em Salvador
Resumo
O conceito de “espírito do lugar” de Christian Norberg-Schulz foi essencial para o resgate da importância contextual entre os arquitetos e urbanistas em suas práticas projetuais. Este ensaio revisa a proposta desenvolvida por Lina Bo Bardi para a Ladeira da Misericórdia em Salvador, em 1987, a fim de compreender o obstáculo entre a codificação da imagem do “espírito do lugar” por meio do projeto arquitetônico e a recepção de seus expectadores a partir da materialização do projeto construído. Diferentemente de outros projetos da arquiteta, a Ladeira da Misericórdia encontra-se atualmente em estado de abandono e isolamento, embora a ideia original de sua proposta tivesse sido revitalizar uma área no centro histórico tradicional da cidade. Apoiado na revisão de literatura, na análise do projeto e dos valores por ele comunicado, o trabalho questiona o porquê de sua atual situação. Propõe-se dessa maneira argumentar sobre a assimilação do “espírito do lugar” que se relaciona diretamente com as ações de projeto e, principalmente, com a aceitação da obra pelo público.
Referências
CARTA DE VENEZA, 1964. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Veneza%201964.pdf. Acesso em: set. 2019.
CONSTANTI, Andressa Pinheiro. Intervenção em sítios do patrimônio histórico: projeto-piloto da Ladeira da Misericórdia em Salvador. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Brasília, 2020.
FERRAZ, Marcelo Carvalho (Org.). Lina Bo Bardi. São Paulo: Empresa das Artes, 1993.
INSTITUTO LINA BO BARDI E PM. BARDI. Acervo Digital do Instituto Bardi. Disponível em: http://www.institutobardi.com.br/busca_banco.asp. Acesso em: set. 2019.
LIMA, Evelyn Furquim Wernek. Estudo de relações simbólicas entre espaços teatrais e contextos urbanos e sociais com base em gráficos de Lina Bo Bardi. Arquitextos – Vitruvius, São Paulo, n.107.03, ano 9, abr. 2009. Disponível em: https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.107/58. Acesso em: set. 2019.
LYNCH, Kevin. The image of the city. Cambridge: The MIT Press,1960.
NORBERG-SCHULZ, Christian. Genius Loci: Towards a Phenomenology of Architecture. New York: Rizzoli,1979.
OLIVEIRA, Olivia de. Lina Bo Bardi: obra construída. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2014.
O QUE FAZER no Pelourinho – Salvador: roteiros e dicas! TransPortal, 8 jul. 2021. Disponível em: https://www.transportal.com.br/noticias/rodoviaria-salvador/o-que-fazer-no-pelourinho/. Acesso em: maio 2022.
SIQUEIRA, Luciane. A expressão sócio-cultural na imagem da arquitetura do ocidente de finais de séculos XIX e XX. 2001. Arquitextos – Vitruvius, São Paulo, n.012.10, ano 1, maio 2001. Disponível em: https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/01.012/896. Acesso em: set. 2019.
TUAN. Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. 1. ed. Londrina: Eduel, 2012.