Edifício modular em série: Gemini, Lark e Coronet

Autores

  • Guilherme Trevizani Ribeiro ESCOLA DA CIDADE

Palavras-chave:

Eduardo de Almeida, edifício modular, modelos tridimensionais

Resumo

O mote desta pesquisa é aprofundar o trabalho já iniciado pelo professor Cesar Shundi Iwamizu, em sua tese de doutorado “Eduardo de Almeida: reflexões sobre estratégias de projeto e ensino”. Dessa maneira, esta pesquisa elege, dentre vários edifícios multifamiliares do arquiteto, o edifício Gemini, de 1969, como divisor de águas em sua produção arquitetônica. Este empreendimento está inserido no contexto do boom da construção civil na cidade de São Paulo, nos anos 1960, sendo promovido pela construtora Formaespaço. Consequentemente, mesmo sendo um projeto direcionado para a classe média em expansão na cidade, deveria ser um projeto de execução rápida e barata. Além disso, uma das determinações da construtora era de que o projeto do edifício fosse reproduzível em outros lotes. Para resolver tais demandas, Eduardo de Almeida optou por um projeto racionalizado e modular, utilizando uma série de elementos industrializados. Dessa maneira, foram selecionados para um estudo aprofundado o edifício Gemini e suas repetições — Lark e Coronet — em outros lotes, de maneira a compreender a concepção desse projeto de edifício modular; procurando entender como os elementos criados pelo arquiteto no edifício e nos térreos diferem em seus benefícios, ao passo que seus desenhos se alteram.

Referências

ALMEIDA, Eduardo de. Entrevista concedida a Guilherme Trevizani Ribeiro. São Paulo: Memória do SENAI-SP, mar. 2017. Arquivo MP3.

ARGAN, Giulio Carlo. Módulo-medida e módulo-objeto. In ARGAN, Giulio Carlo. Projeto e destino. São Paulo: Ática, 2001.

BARDI, Lina Bo. Ao limite da casa popular. Mirante das artes, São Paulo, n.2, s/p, mar./abr. 1967.

IMBRONITO, Maria Isabel. Três edifícios de habitação para a Formaespaço: Modulares, Gemini e Protótipo. 2003. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

IWAMIZU, Cesar Shundi. Eduardo de Almeida: reflexões sobre estratégias de projeto e ensino. 2015. Tese (Doutorado em Projeto de Arquitetura) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

XAVIER, Alberto; LEMOS, Carlos; CORONA, Eduardo. Arquitetura moderna paulistana. Barcelona: Pini, 1983.

PILOTIS, São Paulo, n.4, fev. 1950, p.8. In FERRONI, Eduardo Rocha. Aproximações sobre a obra de Salvador Candia. 2008. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. p.75.

Downloads

Publicado

31-10-2018