Brasília: uma biografia comunista

Autores

  • Gyovanna Teixeira Freire SÃO JUDAS TADEU

Palavras-chave:

Vilanova Artigas, Brasília, comunismo

Resumo

O artigo apresenta a proposta da equipe de Vilanova Artigas para o Concurso de Brasília em 1956, realizada à luz do ideário comunista. Com a vitória do projeto de Lúcio Costa, a equipe de Artigas termina em quinto lugar no concurso, sem render grandes destaques na literatura. O objetivo principal do artigo é apresentar levantamentos realizados a partir do Memorial Descritivo de Brasília, em um momento que o Partido Comunista Brasileiro fazia parte dos ideais dos arquitetos da época, que consideravam, quem sabe, ter a nova Capital Federal como palco para a famigerada Revolução Comunista. Certas conclusões nos levam a um paradoxo de Brasília: a proposta de uma cidade de cunho comunista com características que não só valorizam a monumentalidades do poder, mas que propõe, ao mesmo tempo, visibilidade à população.

Referências

ARTIGAS, João Batista Vilanova. A arte dos Loucos. Fundamentos, São Paulo, n.20, p.22-24, jul. 1951.

______. Os Caminhos da Arquitetura Moderna. Fundamentos, São Paulo, n.24, p.20-25, jan. 1952.

______. Açúcar, álcool e borracha sintética. Fundamentos, São Paulo, n.28, p.10-13, jun. 1952.

______. Caminhos da Arquitetura. 4 ed. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2004.

______. O Desenho / Vilanova Artigas. ArchDaily Brasil, jun. 2016. Disponível em: < https://bityli.com/CB45G >. Acesso: out. 2018.

ARTIGAS, João Batista Vilanova; CASCALDI, Carlos; CUNHA, Mário Wagner Vieira da; ALMEIDA, Paulo de Camargo e. Brasília: futura capital federal, plano piloto. Relatório apresentado à comissão julgadora do concurso para o plano piloto da nova capital federal. São Paulo, 1957.

BELCHER, Donald J. et. al. Relatório técnico sobre a Nova Capital da República. Rio de Janeiro: DASP, 1956.

BISPO, Michelle Duarte. Artigas em Revista (1947-1984). 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2017.

BRAGA, Milton. O concurso de Brasília. Sete projetos para uma capital. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

BRASIL. Constituição (1891). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1891.

______. Conselho Nacional de Estatística. Comissão Censitária Nacional. Censo experimental de Brasília: População; Habitação. Rio de Janeiro: IBGE, 1959.

BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. 2. ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1991.

COMISSÃO DE ESTUDOS PARA LOCALIZAÇÃO DA NOVA CAPITAL DO BRASIL. Nova Capital Federal. Considerações gerais sobre as Bases para seu Planejamento e Execução. Projetos para Brasília Fontes 387 Parte IV. Rio de Janeiro, s/d.

______. Pareceres do Estado-Maior do Exército e do Estado Maior Geral sobre o problema da mudança da capital. Rio de Janeiro, 1947.

______. Relatório Técnico, 1a e 2a partes, volume I e 1a parte, volume II, 1a parte, volume III, Rio de Janeiro, 1948.

COMISSÃO DO DISTRITO FEDERAL, I Seminário de Estudos dos problemas urbanos de Brasília, Brasília, Senado Federal, 1974.

COSTA, Aline Moraes. (Im)Possíveis Brasílias – os projetos apresentados no concurso do plano piloto da nova capital federal. 2002. Dissertação (Mestrado) – Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2002.

CRULS, Luis. Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. Rio de Janeiro: H. Lombarts & C., 1894.

EL-DAHDAH, Farès. Brasília, um objetivo certa vez adiado. Arquitextos - Vitruvius, São Paulo, ano 10, n.119.02, abr. 2010. Disponível em: < https://bityli.com/tjKyj >. Acesso: maio 2017.

MÓDULO: revista de arquitetura e artes plásticas. Rio de Janeiro: (s.n), n.8, jul. 1959.

TAVARES, Jeferson Cristiano. Projetos para Brasília e a cultura urbanística nacional. 2004. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004.

Downloads

Publicado

03-07-2020