Sob a luz de Brasília

Autores

  • Bruno Maschio Escola da Cidade

Resumo

Este ensaio analisa a cidade de Brasília a partir de sua relação com o horizonte, a imagem e a luz. O que guiou o trabalho foram os escritos de Clarice Lispector sobre a capital, em especial os momentos que indicam sua dimensão visual. O texto, constantemente provocado pelas imagens evocadas por Clarice, estabelece uma reflexão sobre a relação da arquitetura moderna com o olhar, a fim de firmar um diálogo entre a literatura e a teoria, recorrendo à filosofia da imagem e à crítica contemporânea de arquitetura para tentar ampliar a discussão sobre o lugar das luzes e do olhar no mundo moderno, mas também para tentar tensionar os sentidos de uma cidade que se constrói na linha do horizonte.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo?. In: Nudez. Trad. Davi Pessoa. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BATAILLE, Georges. Sol Podre. In : Documents. Trad. João Camillo Penna e Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

BRASILEIRO, Castiel Vitorino. Quando o sol aqui não mais brilhar: a falência da negritude. São Paulo: N-1 edições e Editora Hedra, 2022.

COLOMINA, Beatriz. “A parede cindida: voyeurismo doméstico”. In: COLOMINA, Beatriz. Arquitetura, sexualidade e mídia. Trad. e org. de Marian Rosa van Bodegraven. São Paulo: Editora Escola da Cidade e Editora WMF Martins Fontes, 2023.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

GLISSANT, Édouard. Poética da Relação. Trad. Marcela Vieira e Eduardo Jorge de Oliveira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

KON, Noemi Moritz. A viagem: da literatura à psicanálise. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.

KUBITSCHEK, Juscelino. Por que construí Brasília. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1975.

LISPECTOR, Clarice. Todos os contos. Org. Benjamin Moser. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.

MEIRELES, Cildo. Praticamente tudo é um ato de inserção. Entrevista concedida a Otavio Leonidio e Manuela Muller. Viso: Cadernos de Estética, Rio de Janeiro, v.6, n.30, jan.-jun. 2020.

NIEMEYER, Oscar. Minha experiência em Brasília. Rio de Janeiro: Revan, 2006.

NIEMEYER, Oscar. Depoimento. In: XAVIER, Alberto; KATINSKY, Julio (Org.). Brasília: Antologia Crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

PAULS, Alan. A vida descalço. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

SOUSA, Carlos Mendes de. Brasília, a extrósima. In: ROSENBAUM, Yudith; PASSOS, Cleusa (Org.). Um século de Clarice Lispector: Ensaios críticos. São Paulo: Fósforo, 2021.

TELLES, Sophia. Brasília - o desenho da superfície. In: XAVIER, Alberto; KATINSKY, Julio (Org.). Brasília: Antologia Crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

WISNIK, Guilherme. Dentro do nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas. São Paulo: Ubu, 2018.

Downloads

Publicado

14-05-2025