Arquitetura do vestir: as roupas como projeto em Florença e no Rio de Janeiro

Autores

  • Helena Garcia Lopes Bernucci Ramos ESCOLA DA CIDADE

Resumo

Este ensaio é resultado de uma pesquisa que explora a relação entre corpo e espaço e arte e arquitetura por meio de um paralelo traçado entre as obras-manifesto que envolvem os experimentos artísticos de caráter vestível executados pelo grupo florentino Archizoom Associati (entre 1960 e 1970) e os “Parangolés” (anos 1960) de Hélio Oiticica. Embora sejam produções bastante diversas entre si, o trabalho concentra as análises nas obras Dressing is Easy e Dressing Design: Nearest Habitat System, do grupo Archizoom, e “Parangolé”, de Hélio Oiticica. Entrelaçando os dois contextos, procuramos investigar como as relações do ato de vestir conduzem à extinção da posição do público como mero espectador, uma vez que, para eles, a experiência/propósito só é totalmente contemplada quando incorporada, exaltando a ideia de movimento intrínseco ao corpo e este como crítica radical ao espaço arquitetônico e seus meios de produção. De caráter experimental, a pesquisa resultou também na produção de 21 peças, protótipos vestíveis inspirados nos dois eixos de análise, e um editorial fotográfico, que retrata esses produtos.

Referências

AURELI, Pier Vittorio. The Possibility of an Absolute Architecture. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2011.

BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRANZI, Andrea. No-Stop City, Archizoom Associati. Orléans: HYX, 2006.

BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: Vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 1999.

OITICICA, Hélio. Anotações sobre o “Parangolé”. Carta para Jayme Maurício, 1965. Disponível em: https://www.correioims.com.br/carta/os-parangoles-de-helio-oiticica/. Acesso: ago. 2020.

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Publicado

11-08-2023