Expografia modernista para uma coleção popular: um estudo sobre o Museu de Arte Popular do Recife (1955)
Palavras-chave:
popular, expografia, museuResumo
Este artigo trata da concepção e do espaço específico do Museu de Arte Popular do Recife (MAP), de 1955, dirigido por Abelardo Rodrigues e projetado por Acácio Gil Borsoi, e localizado, na época, no Horto Zoobotânico de Dois Irmãos. Por meio do conjunto de fotografias realizadas por Marcel Gautherot no mesmo ano de fundação do museu — que hoje pertencem ao acervo do Instituto Moreira Salles (IMS) — e levantamentos em fontes primárias localizadas na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (BNDIGITAL), no Museu do Homem do Nordeste (Muhne), no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e no Espaço Aloísio Magalhães, busca-se compreender as relações entre o espaço expositivo com características modernas e as articulações de agentes envolvidos com a construção de um dos primeiros museus modernos exclusivamente dedicados à arte popular no Brasil.
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