O teatro de Lina Bo Bardi: preexistência, reposicionamento da plateia e condicionantes cênicas

Autores

  • Thiago Ramos Reis ESCOLA DA CIDADE

Palavras-chave:

Lina Bo Bardi, teatro, arquitetura cênica

Resumo

Esse artigo pretende discutir a obra da arquiteta Lina Bo Bardi dedicada ao teatro, à luz de três eixos principais: pré-existências e construção a partir de ruínas; reposicionamento das relações cena / público, palco / plateia e atuante / espectador; e possibilidades e condicionantes cênicas. A análise é primordialmente sobre os edifícios teatrais construídos e as arquiteturas cênicas, mas inclui também o estudo mais amplo dessa produção cênica:
trajes, design gráfico e mobiliário, desenvolvidos para cada projeto, do nosso ponto de vista, indissociáveis da concepção do edifício. A discussão parte da ideia de que a produção analisada é um contraponto ao edifico teatral de palco italiano e as cenografias de profundidade ilusória que dominaram a cena teatral brasileira, afim de destacar para contemporaneidade das soluções empregadas nos projetos que ainda hoje chamam a atenção pela inovação.

Downloads

Publicado

15-11-2023