Caminhar, um ato poético: 33 = 3 cidades + 3 poemas
Abstract
Este ensaio é desdobramento de um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido com o objetivo de registrar memórias urbanas para serem usadas como instrumentos de projeto e compõe uma pesquisa experimental de registros e experiências urbanas por meio de caminhadas errantes. O trabalho consiste em inventariar estímulos, impressões e devaneios despertados durante três caminhadas e transformá-las em poemas: poemas-caminhadas. As caminhadas são parte da atividade “Caminhar e inventariar”, realizada na cidade de São Paulo e idealizada pelo Prof. Dr. Ricardo Luis Silva. Neste ensaio é apresentada uma parte da pesquisa metodológica, abordando exemplos de autoras e autores que estabelecem relações entre literatura, memória e cotidiano, bem como o primeiro dos três poemas-caminhadas.
References
BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BIASE, Alessia de. Aljava com flechas pontiagudas debaixo do braço – a tradução entre narração e interpretação. In: JACQUES, Paola B.; DUTRA, F. D. B. (org). Alteridade, imagem e etnografia – Tomo III. Salvador: EDUFBA, 2015.
BRETON, André. Nadja. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: Editora N-1, 2013.
GARCIA, Marília. Parque das ruínas. São Paulo: LunaPARQUE, 2018.
JACQUES, Paola B. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2014.
MORAES, Eliane R. Breton diante da esfinge. In: BRETON, André. Nadja. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p.7-15.
PEREC, Georges. Tentativa de esgotamento de um local parisiense. São Paulo: Gustavo Gilli, 2016.
SAVASTANO, Letícia. B. (Des)conhecidos cotidianos, um processo polifônico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.
SILVA, Ricardo L. Prefácio. In: PEREC, G. Tentativa de esgotamento de um local parisiense. São Paulo: Gustavo Gilli, 2016.
______. Elogios à inutilidade: a incorporação do Trapeiro como possibilidade de apropriação e leitura da Cidade e sua alteridade urbana. 2017. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.