Places in space: thoughts about the Cine Belas Artes as cultural heritage of São Paulo
Keywords:
cultural heritage, intangible heritage, street cinemasAbstract
At the beginning of 2011, the Cine Belas Artes, traditional exhibition room of the so-called “art film” in São Paulo, was threatened with closure. Several demonstrations were held by civil society in pursuit of the cinema. In view of this phenomenon, this study proposes an investigation into the cultural value of the Cine Belas Artes and the possibility of its egister as an official cultural heritage. The aim was to support discussions about its preservation and cooperate to the wider debate on the prevailing value criteria and new forms of action for the preservation and conservation of cultural heritage in the urban environment.
References
ALMEIDA, Heloísa Buarque de. Cinema em São Paulo - hábitos e representações do público (anos 40/50 e 90). Dissertação
(Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.
_______________________ . Janela para o mundo: representações do público sobre o circuito de cinema em São Paulo. In: TORRES, Lilian de Lucca; MAGANANI, José Guilherme. Na Metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: Edusp;
Fapesp, 1996.
ANTUNES, Fátima Martin Rodrigues Ferreira. Parecer técnico ao processo de tombamento do Cine Belas Artes. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico – DPH SP, 2011.
ARANTES, Antonio. O patrimônio cultural e seus usos: a dimensão urbana. Habitus, Goiânia, n.4, jan.-jun. 2006.
ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 2010.
BAUDELAIRE, Charles. Pequenos Poemas em Prosa. São Paulo: Hedra, 2007.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e histeria da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BONDUKI, Nabil. Cinemas de rua e a desertificação do espaço público de São Paulo. Carta Capital, São Paulo, jan. 2011. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/cultura/cinemas-de-rua-e-a-desertificacao-do-espaco-publico-de-sao-paulo>. Acessado em jan. 2012.
BUTCHER, Pedro; ALMEIDA, Paulo Sérgio. Cinema - Desenvolvimento e Mercado. Rio de Janeiro: Aeroplano; BNDES, 2003.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
CASTRIOTA, Leonardo Baci. Patrimônio Cultural: conceitos, políticas, instrumentos. São Paulo: Annablume, 2009.
CHAGAS, Mário; ABREU, Regina. Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2002.
CURY, Isabelle (org.). Cartas Patrimoniais. Brasília: IPHAN, 2004.
Departamento do Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal da cultura, Prefeitura do Município de São Paulo. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal da cultura, Prefeitura do Município de São Paulo, 1992.
FEREIRA, Pedro Beresin Schleder. Entrevista com Afonso Junior. São Paulo: abr. 2012.
__________________________ . Entrevista com Hirao. São Paulo: mar. 2012.
__________________________ . Entrevista com Jorge Rubies. São Paulo: mar. 2012.
__________________________ . Entrevista com Leo Marcondes. São Paulo: mar. 2012.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
FRÚGOLI Jr, Heitor. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo: Cortez; Edusp, 2000.
GHIRARDO, Diane. Arquitetura Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP&A Editora, 2006.
JACOBS, Jane. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
JACQUES, Paola Berenstein (org.). Apologia da Deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
KUSTER, Eliane; PECHMAN, Robert. Maldita rua. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MAGALHÃES, Aloísio. E triunfo? A questão dos bens culturais no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
MAGNANI, José Guilherme. Da periferia ao centro: pedaços e trajetos. Revista de Antropologia, São Paulo, v.35, p.191-203, 1992.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A cidade como bem cultural – áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance na preservação do patrimônio ambiental urbano. In: MORI, Victor Hugo; SOUZA, Marise Campos de; BASTOS, Rossano Lopes; GALLO, Haroldo (org.). Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: IPHAN, 2006.
MEYER, Regina. Pensando a urbanidade. Resenhas online, ano 1, n.18, jan. 2002. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/01.001/3261>. Acessado em jan. 2012.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Moraes Editores, 1970.
NEVES, Deborah R. Leal; ZAGATO, José A. Chinelato; SILVA, Mário A. Medeiros. Parecer técnico ao processo de tombamento do Cine Belas Artes. São Paulo: Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), 2011.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, PUC, n.10, p.7-28, dez.
1993. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763>. Acessado em jan. 2012.
OLIVEIRA, Licia M. Alves. Parecer técnico ao processo de tombamento do Cine Belas Artes. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), São Paulo, 2011
ORNELAS, Fábio. A esquina do cinema. Documentário realizado para o trabalho de finalização de Pós-Graduação em Vídeo-Jornalismo na PUC-SP. São Paulo: 2012.
PANOSFKY, Erwin. Estilo e meio no filme. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
CONDEPHAAT. Processo de tombamento do Cine Belas Artes. São Paulo: CONDEPHAAT, 2012.
RAYMOND, Williams. O campo e a cidade na historia e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
RIBEIRO, Renilson Rosa. Nos jardins do tempo: memória e história nas perspectivas de Pierre Nora. E-História, Campinas, Unicamp, 17 ago. 2004. Disponível em: <http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=historiadores&id=11>. Acessado em jan. 2012.
RODRIGUES, Artur. Condephaat tomba a fachada do Belas Artes. O Estado de São Paulo, São Paulo, 15 out. 2012. Disponível
em: <http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,condephaat-tomba-a-fachada-do-belas-artes,945902>. Acessado em jul. 2014.
RODRIGUES, Marly. De quem é o patrimônio? Um olhar sobre a prática preservacionista em São Paulo. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, Iphan, n.24, p.195-205, 1996.
ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SANTORO, Paula Freire. A relação da sala de cinema com o espaço urbano em São Paulo: do provinciano ao cosmopolita.
Dissertação (Mestrado) - Faculdade Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
SEGAWA, Hugo. Vida e morte de um grande livro. Resenhas online, ano 1, n.20, jan. 2002. Disponível em: < http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/01.001/3259>. Acessado em jan. 2012.
SILVA, Veruska Anacirema Santos da. Cinema, formação cultural e expressão simbólica. In: Tecendo conhecimentos em complexidade: desafios e estratégias. Encontro dialógico transdisciplinar - Enditras, nov. 2010, Vitória da Conquista
(BA). Anais… Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), 2010. Disponível em: < http://www.uesb.br/recom/anais/artigos/01/Cinema,%20Forma%-C3%A7%C3%A3o%20Cultural%20e%20Express%-C3%A3o%20Simb%C3%B3lica%20-%20Veruska%20Anacirema%20Santos%20da%20Silva.pdf >. Acesso em: nov. 2011.
SIMÕES, Inimá Ferreira. Salas de cinema em São Paulo. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura; PW Editores; Secretaria de Estado da Cultura, 1990.
STEFANI, Eduardo Baider. A geografia dos cinemas no lazer paulistano contemporâneo: redes e territorialidades dos cinemas de arte multiplex. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
TORRES, Lilian de Lucca. Programa de Paulista: lazer no Bexiga e na Avenida Paulista com a Rua da Consolação. In: TORRES, Lilian de Lucca; MAGANANI, José Guilherme. Na Metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: Edusp; Fapesp, 1996.
VAIDERGORN, Ricardo. Cine Belas Artes fechado. Minha cidade, São Paulo, ano 11, n.130.09, maio 2011. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/11.130/3904>. Acessado em jul. 2014.
VEIGA, Ana Cecília Rocha. Mapeamento urbanístico: a materialidade da dimensão intangível do patrimônio cultural urbano. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
VEIGA, Edson. Como protesto ele pixou o Belas Artes. O Estado de São Paulo, São Paulo, 5 dez. 2011. Disponível em: <http://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/edison-veiga/pasolini-passou-aqui/>. Acessado em jan. 2012.
ZANIN, Luiz. Belas Artes: o templo revive. O Estado de São Paulo, São Paulo, 17 jan. 2014. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/belas-artes-o-templo-revive/>. Acessado em jul. 2014.
(Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.
_______________________ . Janela para o mundo: representações do público sobre o circuito de cinema em São Paulo. In: TORRES, Lilian de Lucca; MAGANANI, José Guilherme. Na Metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: Edusp;
Fapesp, 1996.
ANTUNES, Fátima Martin Rodrigues Ferreira. Parecer técnico ao processo de tombamento do Cine Belas Artes. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico – DPH SP, 2011.
ARANTES, Antonio. O patrimônio cultural e seus usos: a dimensão urbana. Habitus, Goiânia, n.4, jan.-jun. 2006.
ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 2010.
BAUDELAIRE, Charles. Pequenos Poemas em Prosa. São Paulo: Hedra, 2007.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e histeria da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BONDUKI, Nabil. Cinemas de rua e a desertificação do espaço público de São Paulo. Carta Capital, São Paulo, jan. 2011. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/cultura/cinemas-de-rua-e-a-desertificacao-do-espaco-publico-de-sao-paulo>. Acessado em jan. 2012.
BUTCHER, Pedro; ALMEIDA, Paulo Sérgio. Cinema - Desenvolvimento e Mercado. Rio de Janeiro: Aeroplano; BNDES, 2003.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
CASTRIOTA, Leonardo Baci. Patrimônio Cultural: conceitos, políticas, instrumentos. São Paulo: Annablume, 2009.
CHAGAS, Mário; ABREU, Regina. Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2002.
CURY, Isabelle (org.). Cartas Patrimoniais. Brasília: IPHAN, 2004.
Departamento do Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal da cultura, Prefeitura do Município de São Paulo. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal da cultura, Prefeitura do Município de São Paulo, 1992.
FEREIRA, Pedro Beresin Schleder. Entrevista com Afonso Junior. São Paulo: abr. 2012.
__________________________ . Entrevista com Hirao. São Paulo: mar. 2012.
__________________________ . Entrevista com Jorge Rubies. São Paulo: mar. 2012.
__________________________ . Entrevista com Leo Marcondes. São Paulo: mar. 2012.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
FRÚGOLI Jr, Heitor. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo: Cortez; Edusp, 2000.
GHIRARDO, Diane. Arquitetura Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP&A Editora, 2006.
JACOBS, Jane. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
JACQUES, Paola Berenstein (org.). Apologia da Deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
KUSTER, Eliane; PECHMAN, Robert. Maldita rua. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MAGALHÃES, Aloísio. E triunfo? A questão dos bens culturais no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
MAGNANI, José Guilherme. Da periferia ao centro: pedaços e trajetos. Revista de Antropologia, São Paulo, v.35, p.191-203, 1992.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A cidade como bem cultural – áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance na preservação do patrimônio ambiental urbano. In: MORI, Victor Hugo; SOUZA, Marise Campos de; BASTOS, Rossano Lopes; GALLO, Haroldo (org.). Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: IPHAN, 2006.
MEYER, Regina. Pensando a urbanidade. Resenhas online, ano 1, n.18, jan. 2002. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/01.001/3261>. Acessado em jan. 2012.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Moraes Editores, 1970.
NEVES, Deborah R. Leal; ZAGATO, José A. Chinelato; SILVA, Mário A. Medeiros. Parecer técnico ao processo de tombamento do Cine Belas Artes. São Paulo: Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), 2011.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, PUC, n.10, p.7-28, dez.
1993. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763>. Acessado em jan. 2012.
OLIVEIRA, Licia M. Alves. Parecer técnico ao processo de tombamento do Cine Belas Artes. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), São Paulo, 2011
ORNELAS, Fábio. A esquina do cinema. Documentário realizado para o trabalho de finalização de Pós-Graduação em Vídeo-Jornalismo na PUC-SP. São Paulo: 2012.
PANOSFKY, Erwin. Estilo e meio no filme. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
CONDEPHAAT. Processo de tombamento do Cine Belas Artes. São Paulo: CONDEPHAAT, 2012.
RAYMOND, Williams. O campo e a cidade na historia e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
RIBEIRO, Renilson Rosa. Nos jardins do tempo: memória e história nas perspectivas de Pierre Nora. E-História, Campinas, Unicamp, 17 ago. 2004. Disponível em: <http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=historiadores&id=11>. Acessado em jan. 2012.
RODRIGUES, Artur. Condephaat tomba a fachada do Belas Artes. O Estado de São Paulo, São Paulo, 15 out. 2012. Disponível
em: <http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,condephaat-tomba-a-fachada-do-belas-artes,945902>. Acessado em jul. 2014.
RODRIGUES, Marly. De quem é o patrimônio? Um olhar sobre a prática preservacionista em São Paulo. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, Iphan, n.24, p.195-205, 1996.
ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SANTORO, Paula Freire. A relação da sala de cinema com o espaço urbano em São Paulo: do provinciano ao cosmopolita.
Dissertação (Mestrado) - Faculdade Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
SEGAWA, Hugo. Vida e morte de um grande livro. Resenhas online, ano 1, n.20, jan. 2002. Disponível em: < http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/01.001/3259>. Acessado em jan. 2012.
SILVA, Veruska Anacirema Santos da. Cinema, formação cultural e expressão simbólica. In: Tecendo conhecimentos em complexidade: desafios e estratégias. Encontro dialógico transdisciplinar - Enditras, nov. 2010, Vitória da Conquista
(BA). Anais… Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), 2010. Disponível em: < http://www.uesb.br/recom/anais/artigos/01/Cinema,%20Forma%-C3%A7%C3%A3o%20Cultural%20e%20Express%-C3%A3o%20Simb%C3%B3lica%20-%20Veruska%20Anacirema%20Santos%20da%20Silva.pdf >. Acesso em: nov. 2011.
SIMÕES, Inimá Ferreira. Salas de cinema em São Paulo. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura; PW Editores; Secretaria de Estado da Cultura, 1990.
STEFANI, Eduardo Baider. A geografia dos cinemas no lazer paulistano contemporâneo: redes e territorialidades dos cinemas de arte multiplex. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
TORRES, Lilian de Lucca. Programa de Paulista: lazer no Bexiga e na Avenida Paulista com a Rua da Consolação. In: TORRES, Lilian de Lucca; MAGANANI, José Guilherme. Na Metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: Edusp; Fapesp, 1996.
VAIDERGORN, Ricardo. Cine Belas Artes fechado. Minha cidade, São Paulo, ano 11, n.130.09, maio 2011. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/11.130/3904>. Acessado em jul. 2014.
VEIGA, Ana Cecília Rocha. Mapeamento urbanístico: a materialidade da dimensão intangível do patrimônio cultural urbano. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
VEIGA, Edson. Como protesto ele pixou o Belas Artes. O Estado de São Paulo, São Paulo, 5 dez. 2011. Disponível em: <http://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/edison-veiga/pasolini-passou-aqui/>. Acessado em jan. 2012.
ZANIN, Luiz. Belas Artes: o templo revive. O Estado de São Paulo, São Paulo, 17 jan. 2014. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/belas-artes-o-templo-revive/>. Acessado em jul. 2014.
Downloads
Published
02-12-2023
Issue
Section
Articles