O direito à cidade no contexto do PMCMV

Autores

  • Larissa Cristina da Silva FAU-USP

Palavras-chave:

espaço urbano, direito à cidade, PMCMV

Resumo

O Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida (PMCMV) constitui-se como um marco da política habitacional do governo federal no século XXI. A análise do espaço urbano produzido pelo PMCMV desde 2009 permite observar que, em grande medida, os conjuntos habitacionais construídos encontram-se em áreas longínquas aos espaços estruturados da cidade. A condição geográfica da maioria destes empreendimentos contribui para afastar o beneficiário do programa das dinâmicas urbanas que ocorrem primordialmente nas centralidades existentes na cidade. Tal distanciamento compromete o direito de uma parcela da sociedade de vivenciar as dinâmicas urbanas em sua plenitude. O presente ensaio tem a intenção de tecer relações e reflexões sobre qual é o significado da produção nacional do PMCMV apoiandose na compreensão do direito à cidade conforme dois autores: Henry Lefebvre e David Harvey. Posteriormente será elaborada uma retomada histórica com elementos relevantes que contribuíram para o surgimento do PMCMV culminando em uma reflexão acerca do significado da produção habitacional pelo programa no espaço urbano nacional. Ao final se espera tecer relações sobre a efetividade do direito à cidade pela parcela da sociedade que habita os empreendimentos construídos pelo PMCMV.

Referências

ARAÚJO, Ana C. da Silva. Programa Minha Casa Minha Vida: antigos e novos dilemas da habitação de interesse social e o caso de Marilia/SP. 2013. Tese (doutorado), Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.

BONDUKI, Nabil. Os pioneiros da habitação social: Cem anos de política pública no Brasil. v.1., 1.ed. São Paulo: Editora Unesp/Edições Sesc, 2014.

______. Do Projeto Moradia ao Programa Minha Casa Minha Vida. Teoria e Debate, São Paulo, n.82, p.8-14, mai./jun. 2009.

HARVEY, David. Direito à Cidade. In: Seminário Lutas pela reforma urbana: o direito a cidade como alternativa ao neoliberalismo. Belém: Fórum Social Mundial, jan. 2009. Disponível em: <http://midiaindependente.org/pt/blue/2009/02/440802.shtml>. Acesso em: out. 2016.

LEFÈBVRE, Henri. O direito à cidade. 1.ed. São Paulo: Editora Documentos, 1969.

LORENZETTI, Maria Silvia Barros. A questão habitacional no Brasil. Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. Brasília, jul. 2001. Relatório apresentado com base em monografia final do curso de Especialização em Políticas Públicas da EEPG/UFRJ, em 1998 e em artigo publicado na Revista da ASLEGIS. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br/publicacoes/estnottec/tema14/107075.pdf>. Acesso em: nov.2016.

MARICATO, Erminia. Política urbana e de habitação social: um assunto pouco importante para o governo FHC. Revista Praga, São Paulo, Hucitec, v.1, n6, p.67-78, 1998.

OLIVEIRA, Renata da Silva. O acesso à arquitetura e à cidade na produção estatal de habitação popular em Belo Horizonte/MG e São Paulo/SP. 2016. Dissertação (mestrado) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2016.

ROLNIK, Raquel. O que é cidade. 3.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

RUFINO, Maria Beatriz Cruz. Um olhar sobre a produção do PMCMV a partir de eixos analíticos. In: AMORE, Caio Santo; RUFINO, Maria Beatriz Cruz; SHIMBO, Lúcia Zanin. Minha casa... e a cidade? Avaliação do programa minha casa minha vida em seis estados brasileiros. 1.ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. Cap. 3, p.51-70.

SHIMBO, L.Z. Habitação Social, habitação de mercado: a confluência entre Estado, empresas construtoras e capital financeiro. 2010. Tese (doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

Downloads

Publicado

21-06-2023