Aventuras de Claudinho: do lirismo ao caos

Autores

  • Guilherme Paschoal Ribeiro Escola da Cidade

Resumo

“Aventuras de Claudinho: do lirismo ao caos” é uma história em quadrinhos que conta a história do ilustríssimo pesquisador Claudinho e sua fiel tartaruga Baudi, em uma expedição à Ilha de São Berlis. Flanando por este território estas duas personagens recuperam relatos de Walter Benjamin, Charles Baudelaire, Glauber Rocha, e do autor Guilherme Paschoal, misturando cidades como Berlin, Paris, Brasil e São Paulo em uma emocionante trama. A intenção da publicação é trabalhar desenhos produzidos na cidade de São Paulo de uma maneira crítica. Deste modo, as obras “As flores do mal” e “Um lírico no auge do capitalismo”, de Charles Baudelaire e Walter Benjamin, respectivamente, são utilizadas como pilares teóricos e, através delas, é possível compreender o nascedouro da modernidade e da cidade como a conhecemos, permitindo entender nossa realidade como reflexo de questões embrionadas neste período. Alguns temas levantados por estes pensadores foram trabalhados na história em quadrinhos na forma de alegorias para a trama. Assim, o ensaio propõe a discussão da cidade contemporânea, na qual estamos inseridos, estabelecendo relações com ambos autores e mais uma série de referências como filmes, experiências pessoais, literaturas e situações urbanas ordinárias. Boa leitura!

Referências

BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Tradução Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2015.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Tradução José Martins Barbosa; Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989.

TERRA em transe. Direção: Glauber Rocha. Produção: Zelito Vianna. Roteiro: Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Mapa Produções Cinematográficas Ltda., 1967.

Downloads

Publicado

03-07-2020