Uma análise crítica da pré-fabricação e seus canteiros de obra – os casos do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos (SP) e do Centro Internacional Sarah de Neurorreabilitação e Neurociências (RJ)

Autores

  • Mably Rocha ESCOLA DA CIDADE

Palavras-chave:

pré-fabricação, canteiro de obras, trabalho

Resumo

Esta linha de pesquisa em especial, insere-se dentro do grupo de Tecnologia, que tem como objetivo comum a análise técnica do canteiro de obras, seus sistemas estruturais e de trabalho, para entender e depurar, dentro dos seus processos, o que propicia a ocorrência de casos tão frequentes de trabalho escravo no escopo do canteiro de obras. Para tal intento, a pesquisa utiliza como estratégia de estudo a comparação entre os processos de produção dissonantes do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos de São Paulo e o do Centro Internacional Sarah de Neurorreabilitação e Neurociências do Rio de Janeiro. Os estudos comparativos destes dois casos serão feitos tomando como base os seguintes itens ou aspectos: projeto de arquitetura, definindo peças construtivas; o projeto e planejamento para produção destas peças; os materiais de consumo; a mão de obra utilizada na construção de ambos os edifícios; os projetos dos respectivos canteiros; o transporte das peças e a sua montagem.

Referências

ALMEIDA. Andrei. Entrevista concedida à equipe de pesquisa do Contracondutas. São Paulo, 17 de julho de 2016.

ANANDA. A Inovação do Revestimento em Aço. Disponível em: <http://www.anandametais.com.br/bra/releases/2012/steellayer_ananda_aco.as>. Acessado em mar. 2016.

ARCHMÍDIA. Vídeo-animação sobre a construção do Hospital Sarah Rio – Arq. Lelé. Produção de ARCHMÍDIA. São Paulo. 2011. DVD, 5’59’’ color som. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sxdfitXCFXg>. Acessado em mar. 2016).

BISELLI+CATCHBORIAN (equipe). Entrevista concedida à equipe de pesquisa do Contracondutas. São Paulo, 7 de julho de 2016.

CAPACETES coloridos. [Filme-vídeo]. Produção de Paula Constante, Direção de Paula Constante. São Paulo. 2007. DVD, 120min. color som.

CHING, Francis D. K.; ONOUYE, Barry S.; ZUBERBUHLER, Douglas. Estruturas para grandes vãos In: Sistemas estruturais ilustrados: padrões, sistemas e projeto. São Paulo: Bookman, 2010.

ENGEL, Heinrich. Sistemas de estruturas. Editorial Blume. Madrid, 1970.

FLEURY. Lucio. Entrevista concedida à equipe de pesquisa do Contracondutas. São Paulo, 26 de outubro de 2016.

GELINSKI, Gilmara. Terminal 3 Aeroporto de Guarulhos. Finestra, n.87, 2016. Disponível em: <https://arcoweb.com.br/finestra/arquitetura/engecorpos-typsa-terminal-aeroportuario-guarulhos-sp>. Acesso em: jan. 2017.

GRU AIRPORT. Obras do novo Terminal 3 do GRU Airport. Produção de GRU Airport. São Paulo. 2013. 1’57’’ color som. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-tZZ8PYQrug>. Acessado em: março 2016.

LEONE, Camila. Terminal 3 de Guarulhos: projeto, sustentabilidade e inovação Disponível em: <https://www.usp.br/nutau/anais_nutau2014/trabalhos/leone_camila.pdf>. Acessado em dez. 2016.

LIMA, João Filgueiras. O que é ser arquiteto: memórias profissionais de Lelé. Em depoimento a Cynara Menezes. Rio de Janeiro: Record, 2004.

_________________ . Entrevista - Lelé une com maestria a arte e a técnica, o industrializado e o humano, sempre com coerência e objetividade. Revista AU, n.175, out. 2008. Disponível em: <http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/175/fabrica-de-humanidade-104612-1.aspx>. Acessado em out. 2016.

LUKIANTCHUKI, Marieli Azoia; CAIXETA, Michele Caroline Bueno Ferrari; FABRICIO, Márcio Minto; CARAM, Rosana. Industrialização da construção no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS). A construção dos hospitais da Rede Sarah: uma tecnologia diferenciada através do Centro de Tecnologia da Rede Sarah - CTRS. Arquitextos, São Paulo, ano 12, n.134.04, Vitruvius, jul. 2011. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.134/3975>. Acessado em dez. 2016.

USINA. Usina: entre o projeto e o canteiro. São Paulo: Ed. Aurora. 2016.

Downloads

Publicado

07-11-2023