Belo Monte: uma cartografi a da ausência – os beiradeiros atingidos

Autores

  • Bruna Ribeiro Alves
  • Maytê Tosta Moledo Coelho

Palavras-chave:

cartografia, desenvolvimento, territorialidade

Resumo

Por meio de uma perspectiva crítica, o presente artigo busca utilizar recursos cartográfi cos para analisar os processos de desterritorialização e reterritorialização sofridos pela população beiradeira, localizada nos municípios nas áreas de infl uência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.4 Pretende-se, a partir da análise das representações cartográfi cas ofi ciais, identifi car não somente como a população impactada aparece nessas representações, mas também as ausências nelas contidas. Sobretudo as que se referem aos conflitos desencadeados pelos processos de desapropriação e reassentamento, entendidos como principais confl itos entre políticas desenvolvimentistas e populações vulneráveis, agentes antagônicos entre a hegemonia econômica e resistência social.

Referências

GOUVÊA, José Paulo Neves. A cidade do mapa: a produção do espaço de São Paulo através de sua produção cartográfica. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

HAESBAERT, Rogério. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. Revista GEOgraphia, ano IX, n.17, 2007.

ISA – Instituto Socioambiental. Programa Xingu. Dossiê Belo Monte. Não há condições para a Licença de Operação. São Paulo: ISA, 2015.

LEONEL, Mauro. A morte social dos rios. Conflito, natureza e cultura na Amazônia. São Paulo: Perspectiva; Fapesp, 1998.

PERROT, Dominique. Quem impede o desenvolvimento ‘circular’? (Desenvolvimento e povos autóctones: paradoxos e alternativas). Cadernos de Campo, n.17, p.219-232, 2008.

SANTOS, Milton. O retorno do território. OSAL – Observatório Social de América Latina, ano VI, n.16, jun. 2005.

SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Estudo sobre o deslocamento compulsório de ribeirinhos do Rio Xingu provocado pela construção de Belo Monte: avaliação e propostas. São Paulo: SBPC, 2016.

VELÁSQUEZ, Cristina; VILLAS BOAS, André; SCHWARTZMAN, Stephen. Desafio para a gestão ambiental integrada em território de fronteira agrícola no oeste do Pará. Revista de Administração Pública. v.40, n.6, p.1061-1075, 2006.

Downloads

Publicado

07-11-2023