A presença e a ausência dos rios de São Paulo: breve ensaio
Resumo
Em diálogo com o dossiê “Desafios e possibilidades das águas na construção de territórios” – que, a partir das discussões nos cursos de pós-graduação da Escola da Cidade, coloca questões para o debate crítico do tema – o ensaio de José Paulo Gouvêa fala sobre o processo histórico de urbanização da cidade de São Paulo – sobretudo em finais do século XIX e primeiras décadas do século XX – destacando mudanças apontadas como articuladoras entre questões relacionadas à posse da terra e à presença sistematicamente negada dos rios que atravessam a região central da cidade. Como parte de tal argumento o autor joga luz sobre a emblemática enchente ocorrida em 1929.
Referências
BRITO, Mônica Silveira. Modernização e tradição: urbanização, propriedade da terra e crédito hipotecário em São Paulo na segunda metade do século XIX. 2007. Tese (Doutorado em Geografia Humana) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
FRANCO, Fernando de Mello. A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies da Bacia de São Paulo. 2005. Tese (Doutorado) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
MATTES, Delmar. O espaço das águas: as várzeas de inundação na cidade de São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
OSEKI, Jorge H.; MAUTNER, Yvonne M. M. O espaço das redes de serviços em São Paulo In Sinopses, FAU-USP, São Paulo, n.20, p.13-20, 1993.
OSEKI, Jorge H.; ESTEVAM, Adriano R. A fluvialidade em rios paulistas. In: COSTA, Lucia Maria Sá Antunes (org.). Rios e paisagens urbanas em cidades brasileiras. Rio de Janeiro: Vianna & Mosley; Editora Prourb, 2006. p.77-94.
ROCHA, Angela Maria. Espaço público e apropriação do espaço: notas sobre a evolução histórica de São Paulo. São Paulo: mimeo., 1995.
ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel; Fapesp, 2003.
SANTOS, Fábio Alexandre dos. Domando águas: salubridade e ocupação do espaço na cidade de São Paulo, 1875-1930. São Paulo: Alameda, 2011.
SEABRA, Odette C. de L. Os meandros dos rios nos meandros do poder: Tietê e Pinheiros – valorização das várzeas de São Paulo. 1994. Tese (Doutorado) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
SIMONI, Lucia Noemia. O arruamento de terras e o processo de formação do espaço urbano no Município de São Paulo: 1840-1930. 2002. Tese (Doutorado) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
VICTORINO, Valério Igor. Luz e poder na dramática conquista do meio natural: a privatização dos rios paulistanos e a reflexividade sócio-ambiental. 2002. Tese (Doutorado) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002