Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O cadastro no sistema OJS e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Para a seção de Projetos, a contribuição deve se tratar de um projeto não construído.
  • O texto segue os padrões de estilo, requisitos bibliográficos e Política de Ética, disponível na página Sobre a Revista.
  • Os autores se responsabilizam integralmente pela autoria do artigo/projeto e pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. A autorização para uso de imagens e fotos de terceiros deve ser assinada pelo detentor dos direitos autorais das mesmas. É responsabilidade do autor verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos e manter os originais destes para apresentar à revista caso seja solicitado.
  • Ao fazer a submissão autor(es) declara(m) estar ciente(s) de todas as normas e responsabilidades, bem como, a Política de Ética, disponível na página Sobre a Revista

Diretrizes para Autores

1. Condições gerais

1.1. A América – Revista da Pós-graduação da Escola da Cidade publica artigos científicos de caráter inédito e projetos não construídos em português, espanhol e inglês, ambos submetidos à avaliação cega por pares (blind peer review), provenientes de pesquisas de caráter diverso nas áreas de arquitetura e urbanismo ou afins.

1.2. É responsabilidade do autor encaminhar trabalhos em acordo com as normas estabelecidas pela revista, sob pena de não serem aceitos para publicação. O padrão de formatação tem por base as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme as orientações que se seguem.

1.3. O Conselho Editorial Executivo verifica se os trabalhos recebidos atendem os critérios das políticas específicas de cada seção, das diretrizes formais e normas de submissão. Cabe à revista e seus editores adequar os textos originais ao seu padrão editorial, submetendo os artigos à revisão gramatical e de estilo.

1.4. A América não se responsabiliza pela redação, nem pelas ideias emitidas pelos colaboradores e autores dos trabalhos publicados. Ao submeter trabalhos para publicação, os autores devem estar cientes e concordar com todas as prerrogativas éticas colocadas pela revista.

1.5. Os autores se responsabilizam integralmente por todas as aprovações éticas necessárias para desenvolvimento do artigo/projeto e afirmam que possuem as devidas aprovações. Caso o trabalho envolva pesquisa com seres humanos os autores devem dispor das devidas aprovações éticas de acordo com as regras da Plataforma Brasil ou similares em outros países. É necessário informar os dados da aprovação junto ao Conselho de Ética de Pesquisa e eventuais conflitos de interesse, quando pertinente ao conteúdo do trabalho.

1.6. Ao submeter o trabalho autor(es) declara(m) estar ciente de todas as normas e responsabilidades, bem como:

  • ser o único autor ou parte da equipe de elaboração do trabalho, garantindo que todos os colaboradores estão mencionados, cientes e de acordo com a submissão (na submissão de projetos é necessário encaminhamento de ficha técnica completa);
  • para artigos, garantir que o trabalho é inédito;
  • ser responsável pelos desenhos, redação, ideias e opiniões presentes no trabalho (não incorrendo de forma alguma em qualquer tipo de plágio);
  • cumprir princípios de ética e respeito no desenvolvimento da pesquisa e em relação a indivíduos e comunidades mencionadas e sempre que necessário possuir declaração de aprovação de comitê de ética da instituição onde a pesquisa foi desenvolvida;
  • assumir total responsabilidade pelas imagens utilizadas, devidamente identificadas com fonte e crédito;
  • autorizar divulgação e distribuição da versão publicada do trabalho, desde que devidamente citada a autoria.

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail: 

revista.america@escoladacidade.edu.br 

Dossiê Pós-Graduação

Seção que tem como objetivo extroverter e ampliar as discussões que acontecem no âmbito do programa de Pós-graduação lato sensu da Escola da Cidade, existente desde 2008 e organizado a partir da temática geral e abrangente “Civilização América: um olhar através da arquitetura”. Propõe-se assim a articulação de materiais – transcrição de aulas, artigos de professores, entrevistas e reflexões sobre exercícios desenvolvidos, entre outros – em torno de tópicos mais específicos e que dialoguem com os demais conteúdos da edição da revista em pauta. Por se tratar de uma seção organizada pelo Conselho Editorial Executivo, esta seção não recebe submissões como as demais que integram a publicação.

Artigos

Seção composta por artigos científicos de caráter inédito recebidos em fluxo contínuo, resultantes de pesquisas e estudos relevantes pelo grau de amadurecimento, observando-se a pluralidade das áreas de interesse da revista e a exigência de que os autores estejam cursando ou tenham concluído curso de Pós-graduação. Os artigos submetidos serão sempre avaliados por ao menos dois membros do Conselho Editorial Científico de Artigos ou por pareceristas ad hoc.

2.1. Formatação
2.1.1. Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF (desde que não ultrapasse 2Mb). Os arquivos devem ter formato A4 e todas as margens com 2cm. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

2.1.2. O artigo deve apresentar uma folha de rosto com o título e eventual subtítulo, resumo (máximo de 1.300 caracteres com espaço) e até três palavras-chave – em português, inglês e espanhol. Destaca-se que nessa folha de rosto, assim como nas páginas subsequentes, não poderá haver qualquer menção sobre a autoria do trabalho.

2.1.3. O texto deve ter entre 35.000 e 50.000 caracteres (com espaço), com fonte Arial tamanho 11 para textos e títulos e 9 para referências bibliográficas, notas e citações, com alinhamento justificado, sem espaçamento entre parágrafos e entre linhas 1,5.

2.1.4. Enviar separadamente arquivo em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF contendo o título, subtítulo, dados biográficos, informações sobre o contexto de elaboração do artigo e as agências que fomentaram ou patrocinaram o trabalho.

2.2. Apresentação
2.2.1. Seções
O texto deve seguir a ABNT NBR 6024/2012 (Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação). As divisões do artigo são numeradas com algarismos arábicos.

2.2.2. Citações
As citações devem seguir o padrão da ABNT NBR 10520/2023 (Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação). Todos os textos citados devem constar na lista de referências. As citações diretas ou indiretas no corpo do texto devem seguir o sistema de chamada autor-data. As citações diretas com mais de três linhas devem ser formatadas em Arial 9, entre linhas simples, recuo de 4cm da margem esquerda e sem aspas ou itálico.

2.2.3. Notas explicativas
As notas devem ser exclusivamente explicativas e deverão ser indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente. Todas as notas deverão ser listadas no final do trabalho, usando fonte Arial 9.

2.3. Imagens
2.3.1. Serão aceitas até 10 imagens para cada artigo.

2.3.2. Os autores devem numerar e encaminhar as imagens separadamente com resolução mínima de 300dpi e tamanho mínimo de 20x30cm.

2.3.3. As imagens devem ser acompanhadas de documento formato Microsoft Word com legendas que devem seguir a mesma numeração. As legendas das imagens devem seguir o seguinte padrão: Fig. (número em ordem crescente), texto da legenda e fonte (referência da publicação original, autor, nome de museu, coleção, data etc.).

2.3.4. As tabelas, gráficos, figuras e imagens devem ser legíveis e de boa qualidade.

2.3.5. A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão. A formatação final dos artigos aceitos é realizada pela revista. Quando pertinente o autor deve indicar a localização da imagem junto ao texto enviado em formato Microsoft Word.

2.4. Referências
As referências deverão estar completas conforme a ABNT NBR 6023/2018 (Informação e documentação – Referências – Elaboração). As referências devem ser listadas no final do trabalho, em ordem alfabética, utilizando fonte Arial 9. Todos os endereços de páginas da Internet (URLs), incluídas no texto, devem ser informadas e estarem ativas.

Projetos

Seção que se configura como espaço para a discussão e divulgação de projetos de arquitetura e urbanismo entendidos como pesquisa. São aceitas submissões em fluxo contínuo de projetos não construídos elaborados profissionalmente por arquitetos e urbanistas. Entende-se aqui a relevância dos projetos a serem publicados em função de suas contribuições: projetos que por meio do desenho tencionam ou colocam novas questões para debate no campo profissional ou para além desse; que trazem novas possibilidades de inserção do desenho arquitetônico e da atuação do arquiteto através da abordagem, dos discursos ou prerrogativas inerentes ou mesmo de suas estratégias de representação. Os projetos submetidos serão sempre avaliados por ao menos dois membros do Conselho Editorial Científico de Projetos ou por pareceristas ad hoc.

3.1. Formatação
3.1.1. Os arquivos para submissão deverão estar em formato Portable Document Format (PDF), sem ultrapassar 2Mb. Os arquivos devem ter formato A4 e todas as margens com 2cm.

3.1.2. A apresentação deve conter imagens pertinentes à compreensão do projeto (cerca de 10 imagens por projeto) e um texto que localize o contexto de elaboração do projeto e aponte o caráter mais relevante da reflexão colocada em pauta. Se aprovado, a revista solicitará o envio das imagens e texto em separado dentro dos parâmetros necessários para a condução do processo editorial. A formatação final dos projetos aceitos é realizada pela revista.

3.1.3. O projeto submetido deve conter uma folha de rosto com o título, um resumo introdutório sobre o trabalho (máximo 1.300 caracteres com espaço) e até três palavras-chave - em português, inglês e espanhol. Destaca-se que nessa folha de rosto, assim como nas páginas subsequentes, não poderá haver qualquer menção sobre a autoria do projeto.

3.1.4. O texto deve ter entre 5.000 a 20.000 caracteres (com espaço), com fonte Arial tamanho 11 (para textos e títulos) e 9 (referências bibliográficas, notas e citações), com alinhamento justificado, sem espaçamento entre parágrafos e entre linhas 1,5.

3.2. Apresentação
3.2.1. Citações
Caso existam citações, elas devem seguir o padrão da ABNT NBR 10520/2023 (Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação). Todos os textos citados devem constar na lista de referências. As citações diretas ou indiretas no corpo do texto devem seguir o sistema de chamada autor-data. As citações diretas com mais de três linhas devem ser formatadas em arial 9, entre linhas simples, recuo de 4cm da margem esquerda e sem aspas ou itálico.

3.2.2. Notas explicativas
Se necessárias, as notas devem ser exclusivamente explicativas e deverão ser indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente. Todas as notas deverão ser listadas no final do trabalho, usando fonte Arial 9.

3.3. Referências
As referências bibliográficas deverão estar completas conforme a ABNT NBR 6023/2018 (Informação e documentação – Referências – Elaboração). As referências devem ser listadas no final do trabalho, em ordem alfabética, utilizando fonte Arial 9. Todos os endereços de páginas da Internet (URLs), incluídas no texto, devem ser informadas e estarem ativas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.