A forma da luz
Resumen
Este ensaio se estrutura em torno de um princípio regulador: a luz. É um estudo experimental sobre como ela constrói o espaço, influencia nossas percepções e molda nossas sensações de maneira poética e inspiradora. A luz que escreve e desenha as paisagens no papel. Um instante que pede por contemplação e que nos traz reflexões. O ensaio surgiu da necessidade de compreender a relação entre luz, sombra e espaço. O trabalho transita nos limites entre a arte e a arquitetura, permitindo, assim, trabalhar o espaço de outra forma. O entardecer no estúdio traz uma luz suave e penetrante que, pelas janelas, se dissipa no ambiente formando as sombras. E é a partir desse contraste entre a luz e a sombra que o discurso se constrói. As formas são traduzidas por linhas de luz e sombra, formando composições geométricas do espaço. Os tecidos em camadas e a luz que incide da janela possibilitam uma desconstrução visual do espaço, projetando suas formas e sombras como um cinema. À medida que o sol se move, as formas vão mudando e formando novas percepções e composições, possibilitando uma (de)composição do espaço em camadas. As linhas verticais e horizontais que se projetam no tecido são as sombras dos brises da fachada, assim refletindo a própria estrutura do lugar que compõe as formas da luz.
Citas
ASZMANN, Francisco. Fotomontagem e arte. São Paulo: Fotoarte, 1961.
BARROS, Geraldo de. Fotoformas. São Paulo: Raízes, Secretaria Estadual de Cultura, 1994.
BARTHES, Rolland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.
BERGER, John. Ways of Seeing. Londres: Penguin Books, 1972.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
COSTA, Helouise. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
DYER, Geoff. The Ongoing Moment. Edimburgo: Canongate Books, 2012.
LIMA, Mariana. Percepção visual aplicada a arquitetura e iluminação. São Paulo: Ciência Moderna, 2010.
MAEOCA, Lina. Ensaio sobre a luz. São Paulo, 2014.
MOHOLY-NAGY, László. Pintura, fotografia e cine. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.
NETO, Ernesto. Sopro. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2019.
PALASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.
SANTAELLA, Lúcia. Apresentação. In: BARROS, Anna. A arte da percepção: um namoro entre a luz e o espaço. São Paulo: Annablume, 1999. p.11.
SENNET, Richard. Carne e pedra. Rio de Janeiro: BestBolso, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1977.
TANIZAKI, Junichiro. Em louvor da sombra. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
TURRELL, James. Retrospective. Munique: Prestel Publishing, 2013.
ZUMTHOR, Peter. Atmosferas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2009.