Da pintura de paisagem à paisagem da experiência

Autores

  • Denis Joelsons PESQUISADOR INDEPENDENTE

Palavras-chave:

paisagem e arte, poética da paisagem, campo ampliado

Resumo

O artigo aborda as sucessivas transformações do conceito de paisagem, tendo como hipótese a ideia de que as manifestações artísticas se articulam com as transformações sociais, frequentemente, debruçando-se sobre aquilo que está em vias de desaparecimento. A emergência da pintura de paisagem pressupôs tanto a laicização da sociedade como a consolidação da vida urbana, portanto, um divórcio efetivo do espaço da paisagem. De modo análogo, as marcas da feitura, os vestígios do trabalho manual, só passaram a ser valorizados no mundo da arte posteriormente, com o impressionismo, que coincide com as técnicas mecânicas de produção material e de reprodução da imagem. A ênfase crescente com que a pintura moderna aborda seus processos internos de formalização, do impressionismo ao expressionismo abstrato, conduz à uma renúncia da paisagem. Em meados do século XX, o esgotamento de uma narrativa “purista”, pela qual as obras são valoradas pela relação que estabelecem com o seu medium específico, abriu um campo de atuação artística definido, não por meios de expressão estanques como pintura, escultura etc., mas por operações entre eles, nas quais a ideia de paisagem é novamente fundamental. O ressurgimento recente da paisagem parece estar impregnado de um sentido de retomada da experiência.

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. v.1. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.

BESSE, Jean-Marc. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. Trad. Vladmir Bartalini. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BOIS, Yves-Alain. Painting: The Task of Mourning. In: ______. Painting as Model. Cambridge, MA: The MIT Press, 1990. p.229-244.

BURKHARDT, Jacob. A cultura do renascimento na Itália. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.

ELKINS, James; DELUE, Rachael. Landscape Theory. Nova Iorque: Taylor & Francis Ltd., 2008.

FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de Artistas. Anos 60/70. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.

______. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1997.

FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GALASSI, Peter. Andreas Gursky. Nova Iorque: The Museum of Modern Art, 2001.

GREENBERG, Clement. Vanguarda e Kitsch [1939]. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1997. p.27-44.

______. Rumo a um mais novo Laocoonte. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1997. p.55.

______. Pintura Modernista [1960]. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1997. p.101-110.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.

JAMESON, Fredric. Pós‐modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.

KRAUSS, Rosalind. Sculpture in The Expanded Field. In: October - The MIT Press Journals, Cambridge (MA), v.8, spring, p.30-44, 1979.

______. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MORRIS, Robert. O tempo presente do espaço. In: FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de Artistas. Anos 60/70. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007. p.401-420.

RITTER, Joachim. Paisagem, função da estética na sociedade moderna. In: BARTALINI, Vladimir (org.) Caderno Paisagem textos. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, 2013. p.48-80.

ROGER, Alain. Nascimento da paisagem no Ocidente [1997]. Trad. Vladimir Bartalini. In: Colóquio Internacional de História da Arte das disciplinas "A paisagem no desenho do cotidiano urbano" (AUP5834) e "Paisagem e arte: intervenções contemporâneas" (AUP5882), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SIMMEL, Georg. The Philosophy of Money. Nova Iorque: Routledge, 2004.

SMITHSON, Robert. A Tour of The Monuments of Passaic, New Jersey In: FLAM, Jack (ed.). Robert Smithson: The Collected Writings. Berkeley: University of California Press, 1996. p.70.

STEINBERG, Leo. Outros critérios: confrontos com a arte do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

WISNIK, Guilherme. Dentro do nevoeiro: diálogos cruzados entre arte e arquitetura contemporânea. 2012. Tese (Doutorado) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

15-07-2020